sexta-feira, 23 de setembro de 2011

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MANACAPURU

A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2011 na quadra do SESC, seguindo a proposição dos eixos abaixo, para pautar suas discussões conforme orientação do CONANDA.
EIXO 1-PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
Promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos e acesso à políticas públicas de Crianças e Adolescentes no âmbito da família, da sociedade e do Estado, considerada as condições de pessoas com deficiência e as diversidades de gênero, orientação sexual, cultural, étnico-racial, religiosa, geracional, territorial, de nacionalidade e de opção política.
EIXO 2 - PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS
Proteção especial a Crianças e Adolescentes com seus direitos ameaçados ou violados, consideradas as condições de pessoas com deficiência e as diversidades de gênero, orientação sexual, cultural, étnico-racial, religiosa, geracional, territorial, de nacionalidade e de opção política; Universalização e fortalecimento dos conselhos tutelares, objetivando a sua atuação qualificada; acesso de Crianças e Adolescentes aos sistemas de justiça e segurança pública para a efetivação dos seus direitos.
EIXO 3 – PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão livre de Crianças e Adolescentes, em especial sobre os assuntos a eles relacionados, considerando sua condição peculiar de desenvolvimento, pessoas com deficiência e as diversidades de gênero, orientação sexual, cultural, étnico-racial, religiosa, geracional, territorial, nacionalidade e opção política.
EIXO 4 – CONTROLE SOCIAL DA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS
Fortalecimento de espaços democráticos de participação e controle social, priorizando os conselhos de direitos da criança e do adolescente e assegurando seu caráter paritário, deliberativo, controlador e a natureza vinculante de suas decisões.
EIXO 5 – GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Fomento e aprimoramento de estratégias de gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes fundamentadas nos princípios da indivisibilidade dos direitos, descentralização, intersetorialidade, participação, continuidade e co-responsabilidade dos três níveis de governo. Ação de Mobilização: Envolvimento e articulação da sociedade (comunidade, empresas, governo e etc.) em prol de um objetivo comum Ação de Implementação: depende de uma série de ações e compromissos por parte dos governos, mídia, sociedade civil, empresariado; compromisso ético, vontade política de transformação e prioridade no investimento de recursos públicos. Ação de Monitoramento: desenvolver uma análise qualificada do andamento da garantia dos direitos de crianças e adolescentes; conhecer os serviços e cobrar funcionamento adequado; metas que cada serviço tem e prazo de execução.

Um comentário: